segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LIBERTADORES 2012 - OS BRASILEIROS

SANTOS :
Participações na Competição : 11
Desempenho : TRI Campeão (1962, 1963, 2011) , Vice Campeão (2003), Semi Finalista (1964, 1965, 2007), Eliminado nas Quartas de Final ( 2004, 2005, 2008), Eliminado na Primeira Fase (1984)


Provável Time-Base para 2012 : Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval (Bruno Rodrigo) e Leo; Adriano (Henrique), Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges (Allan Kardec) (Renteria)

Técnico : Muricy Ramalho

Contratações e especulações : O clube está próximo de anunciar o lateral-direito Jonas do Coritiba.

Análise do Futebolíssimos : Com a saída do excelente lateral Danilo, a aposta inicial para posição deve ser em Pará. Somente o fato de ter Ganso e Neymar juntos em 2012 já coloca o Santos como principal favorito antes mesmo da bola rolar, mas é claro que se ganhar o tricampeonato mundial o time virá com motivação extra na luta pelo tetra da Libertadores. Muricy é um grande treinador de campo e isso é acima de tudo uma certeza de equipe bem formada.

CORINTHIANS :
Participações na Competição : 9


Desempenho : Semi Finalista (2000), Eliminado nas Quartas de Final (1996, 1999), Eliminado nas Oitavas de Final (1991, 2003, 2006, 2010) , Eliminado na Primeira Fase (1977), Eliminado na Pré Libertadores (2011)


Provável Time-Base para 2012 : Júlio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo ( Jorge Henrique); Willian (Emerson Sheik) e Liédson (Adriano).

Técnico : Tite

Contratações e especulações : Montillo é a bola da vez e o timão quer tirar o craque do Cruzeiro torná-lo mais um no "bando de loucos". Se vier é um reforço espetacular.

Análise do Futebolíssimos : A tradição do timão na competição não é nada boa e do seu técnico também não . No entanto, líderes do grupo como Alex e Alessandro, já disputaram finais por, respectivamente, Internacional e Grêmio, e o primeiro inclusive sagrou-se campeão. Talvez possa ser o ano da virada do Corinthians em sua história na Libertadores.

VASCO :
Participações na Competição : 7


Desempenho : Campeão (1998) , Eliminado nas Quartas de Final (1990, 2001), Eliminado nas Oitavas de Final (1999), Eliminado na Primeira Fase (1975, 1980, 1985)


Provável Time-Base para 2012 : Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Felipe Bastos, Felipe e Juninho Pernambucano (Bernardo); Diego Souza e Alecsandro(Elton) (Eder Luís).

Técnico : Cristóvão Borges / Ricardo Gomes

Contratações e especulações : Especula-se a vinda de Diego Tardelli.

Análise do Futebolíssimos : Cristóvão deu sequência ao bom trabalho de Ricardo Gomes e graduou-o para excelente. Finalizou o ano de 2011 como o grande time brasileiro, e caso mantenha a mesma LIGA, com a fase excelente de Diego Souza, Fágner, Prass, Bernardo e o ótimo Dedé, poderá vir a ser um ano de grande brilho pro Vascão no torneio continental. Aliás, em torneio continental o Vasco tem tradição, pois além de 1998, ganhou outro em 1948 (Sul Americano), uma espécie de embrião do que viria a ser a atual Libertadores.


FLUMINENSE :
Participações na Competição : 4

Desempenho : Vice Campeão (2008), Eliminado nas Oitavas de Final ( 2011), Eliminado na Primeira Fase (1971, 1985)


Provável Time-Base para 2012 : Diego Cavalieri; Bruno, Gum (Elivélton), Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Valência), Deco e Wagner(Marquinho); Rafael Sobis(Martinuccio) e Fred (Rafael Moura).

Técnico : Abel Braga

Contratações e especulações : Já contratados o lateral direito Bruno do Figueirense e o meia Wagner que brilhou anos atrás no Cruzeiro e o atacante Wellington Nem deve retornar de empréstimo após ótimo desempenho pelo Figueirense. Mas, infelizmente a saída de Fred pro Stuttgart da Alemanha é cogitada.

Análise do Futebolíssimos : Abelão já sofreu e vibrou com Libertadores, conhece os dois lados da moeda e tem um grupo experiente na sua mão. É bom sinal pro Flu, que pode ser candidato a título, mas para isso tem que manter Fred, ou então, repor sua saída a altura, o que é bem difícil.



FLAMENGO :
Participações na Competição : 10

Desempenho : Campeão (1981) , Semi Finalista (1982, 1984),   Eliminado nas Quartas de Final (1991, 1993 , 2010), Eliminado nas Oitavas de Final (2007, 2008) , Eliminado na Primeira Fase (1983, 2002)


Provável Time-Base para 2012 : Felipe; Leo Moura, Wellington (David Braz), Alex Silva e Junior Cesar; Aírton (Muralha), Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid.

Técnico : Wanderley Luxmburgo

Contratações e especulações : Fala-se na possibilidade de Miranda e/ou Breno para zaga e Vágner Love pro ataque, se bem que até o Cerâmica de Gravataí e o Luverdense do Mato Grosso já especularam o Vágner Love... A saída de Ronaldinho também é cogitada.

Análise do Futebolíssimos : Luxemburgo nunca conquistou a América e sonha muito com esse título, mas precisa organizar minimamente um time para alcançar seu objetivo. Infelizmente, o Flamengo parecia mais um amontoado de jogadores que um time ao final do ano. Viver na expectativa de Ronaldinho e Thiago Neves e do seus bons humores é muito pouco pra tantos milhões de torcedores. Está na Libertadores graças a uma falha grotesca de um zagueiro do Internacional na penúltima rodada do Brasileirão. Convenhamos, pro Flamengo, é muito pouco.


INTERNACIONAL :
Participações na Competição : 9


Desempenho : BI Campeão (2006 , 2010) , Vice Campeão (1980), Semi Finalista (1989, 1977), Eliminado nas Oitavas de Final ( 2011), Eliminado na Primeira Fase (1976, 1993)


Provável Time-Base para 2012 : Muriel; Nei, Bolivar (Índio), Rodrigo Moledo (Juan) e Kleber; Guiñazu, Tinga (Bollati), Oscar (Andrezinho) e D'Alessandro; Dagoberto (Gilberto) e Leandro Damião.

Técnico : Dorival Júnior

Contratações e especulações : Dagoberto chega em Janeiro de 2012. O clube tenta Douglas (Goiás) para opção na lateral-direita e um zagueiro. Comenta-se o nome de Manoel ( Atlético Paranaense)

Análise do Futebolíssimos : Desde que o técnico Dorival Júnior pôde escalar dois atacantes o time melhorou na reta final do Brasileirão e conseguiu a vaga para Libertadores. O grande problema está na zaga, Bolivar e Índio já não são mais os mesmos, Juan se indispôs com o grupo, e Moledo ainda não parece pronto pra titularidade. A boa notícia é o retrospecto, pois o Colorado se tornou o time mais vencedor de títulos internacionais na América nos últimos anos, só de estar na competição já larga entre os favoritos.

Agora é ver a partir de 25 de Janeiro, quando Flamengo e Internacional jogam a Pré Libertadores.
O Flamengo pega o fraco Real Potosí da Bolívia e o Internacional enfrenta Once Caldas ou Millonários da Colômbia. Se passarem teremos 6 grandes brasileiros na fase de grupos da Libertadores em busca de mais um título continental para o Brasil.

Agora é torcer...


Nenhum comentário:

Postar um comentário